Docência no Ensino Superior: Saberes que fundamentam a prática do professor que ministra a disciplina Gestão de Custos em curso de Ciências Contábeis oferecido por uma IES no Estado de São Paulo

Autores

  • Edilei Rodrigues de Lames FECAP/FAECH
  • Vilma Geni Slomski FECAP
  • Claudio Parisi FECAP
  • Liliane da Costa Jacobs Lames FECAP/FAECH
  • Sonia Maria da Silva Gomes UFBA

Palavras-chave:

Educação contábil

Resumo

Essa pesquisa objetivou investigar, conhecer e analisar os saberes do professor que ministra a disciplina Gestão de Custos no curso de Ciências Contábeis oferecido por uma IES do Estado de São Paulo, procurando identificar os componentes e a natureza dos conhecimentos que fundamentam sua prática pedagógica no contexto da universidade. Como referencial teórico optou-se por utilizar uma abordagem sobre a formação do professor que privilegia a investigação do processo pelo qual o professor aprende a ensinar no decorrer de sua atuação docente (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; TARDIF; RAYMOND, 2000; SHULMAN, 2004), fundamentado pelas ciências da educação (PIMENTA, 1999; 2002) adotando-se uma perspectiva de desenvolvimento profissional do professor. Foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo. Os dados foram coletados por meio da entrevista em profundidade. Constatou-se que os saberes que fundamentam a prática pedagógica do professor são de natureza diversa, abrangendo diferentes tipos e fontes sociais de aquisição, tais como: Saber pessoal; Saber dos programas, livros didáticos, exercícios, tecnologias e outros materiais e Saber técnico, disciplinar. Estes conhecimentos didático-pedagógicos do professor são também pragmáticos, estão intimamente ligados ao contexto de ação, à pessoa do professor, à profissão docente. São existenciais, orientados por crenças, valores e atitudes. Conclui-se assim, que o saber do professor possui caráter temporal e coletivo, pois a identidade dos seus atores refere-se àqueles que os precederam, que instituíram e reforçaram normas, atitudes e comportamentos estabelecidos pela tradição ocupacional e por sua cultura, ou seja, remete a processos através dos quais são adquiridos no âmbito da carreira docente.

Downloads

Como Citar

de Lames, E. R., Slomski, V. G., Parisi, C., Lames, L. da C. J., & Gomes, S. M. da S. Docência no Ensino Superior: Saberes que fundamentam a prática do professor que ministra a disciplina Gestão de Custos em curso de Ciências Contábeis oferecido por uma IES no Estado de São Paulo. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/546

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos