Avaliação de Desempenho das Instituições de Ensino Superior do Sistema Acafe

Autores

  • Roberto Carlos Klann FURB
  • Paulo Roberto da Cunha FURB
  • Silene Rengel FURB

Palavras-chave:

Terceiro Setor

Resumo

Este artigo trata das formas de avaliação de desempenho utilizadas por instituições do ensino superior de Santa Catarina, vinculadas ao Sistema Acafe, consideradas como do Terceiro Setor. O objetivo do estudo é identificar de que forma essas instituições avaliam seu desempenho, buscando conhecer o grau de utilização dos indicadores, se essas organizações utilizam apenas indicadores financeiros ou não e se realizam algum controle ou avaliação de seus projetos sociais. Por meio de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, os dados foram coletados com utilização de um questionário, de oito instituições das 14 que compunham a população de pesquisa. Os resultados apontam que as instituições avaliam seu desempenho com base principalmente em indicadores relativos à rentabilidade, faturamento, investimentos e retenção de clientes. Conclui-se que as instituições analisadas, de maneira geral, avaliam o seu desempenho utilizando-se de indicadores financeiros e não-financeiros para tal, com foco na satisfação dos clientes, o que se justifica pela forma de arrecadação de recursos por parte dessas entidades, baseado principalmente na mensalidade paga pelos alunos.

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Como Citar

Klann, R. C., da Cunha, P. R., & Rengel, S. Avaliação de Desempenho das Instituições de Ensino Superior do Sistema Acafe. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/573

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor