Teoria de agência em sociedades cooperativas: estudo bibliométrico a partir da produção científica nacional.
Palavras-chave:
BibliometriaResumo
Nas sociedades cooperativas o conflito de agência decorrente da separação entre propriedade e controle é visto de forma distinta das empresas não-cooperativas. As peculiaridades da adoção de princípios e doutrinas e a dupla natureza social e econômica das cooperativas tornam o cooperado ao mesmo tempo agente e principal, ou seja, proprietário e usuário na mesma relação contratual. O presente artigo procura analisar a produção científica sobre a Teoria de Agência aplicada em sociedades cooperativas. Para tanto, foram pesquisados artigos nacionais publicados em revistas acadêmicas em quatro bases de dados, utilizando busca por palavras-chave. Realizou-se análise bibliométrica dos artigos e a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004). O levantamento abrange o período de 1998 a 2011 e os resultados mostram baixa produção em periódicos científicos e apontam o predomínio de estudos empíricos e com abordagens qualitativas. A preferência na metodologia empregada é pelas técnicas de levantamentos ou surveys e estudos de caso. Apesar da reduzida quantidade, os artigos mostram diversidade de autores, tendo duas instituições como destaque, Banco Central do Brasil e Universidade de São Paulo – USP. Alinha-se ainda com estudos anteriores que indicam a preferência por pesquisas relacionadas à Teoria de Agência em empresas privadas e sem fins lucrativos.Downloads
Como Citar
Carneiro, L. M., & Cherobim, A. P. M. S. Teoria de agência em sociedades cooperativas: estudo bibliométrico a partir da produção científica nacional. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/626
Edição
Seção
Abordagens contemporâneas de custos