Uma análise da teoria das restrições sob a perspectiva da teoria do consumidor
Palavras-chave:
Desempenho empresarialResumo
Este artigo apresenta uma discussão teórica, baseada em uma pesquisa bibliográfica, que visou analisar a teoria das restrições (theory of constraints – TOC) sob a perspectiva da teoria do consumidor. Salienta-se que três pressupostos, que encontram forte respaldo na literatura, dão suporte a essa análise: (a) a TOC, especialmente no que tange às suas cinco etapas fundamentais, pode ser entendida como um processo de aprimoramento contínuo do desempenho das empresas; (b) em algum momento, a restrição do sistema empresarial será o mercado consumidor; e (c) a demanda de mercado marshalliana representa razoavelmente a demanda de mercado com a qual se defrontam as empresas. Verificou-se, na análise da TOC sob a perspectiva da teoria do consumidor, uma limitação daquela primeira no que tange a sua aplicação em empresas que apresentam demanda inelástica para os seus bens/serviços, sendo que essa limitação vai de encontro aos pressupostos da TOC relativos ao aprimoramento contínuo das empresas. Neste caso, as cinco etapas propostas na TOC são incapazes de elevar o ganho da empresa e a sua lucratividade. Ademais, sob certas circunstâncias, ferramentas provenientes da Contabilidade de Custos parecem ser teoricamente adequadas para complementar a TOC. Por fim, salienta-se que o estudo destacado neste artigo não visa esgotar temas tão extensos quanto a teoria do consumidor e a TOC. Todavia, acredita-se que este trabalho, assim como os de outros autores, tais como Guerreiro (1996) e Cogan (2006), possa auxiliar no aprimoramento das ferramentas gerenciais como a TOC, e que permitam aperfeiçoar o desempenho empresarial.Downloads
Como Citar
Avelar, E. A., Boina, T. M., & Thomé, K. M. Uma análise da teoria das restrições sob a perspectiva da teoria do consumidor. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/644
Edição
Seção
Novas Tendências Aplicadas à Gestão de Custos