Auditoria de Custos na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
Palavras-chave:
HospitaisResumo
A realização de auditoria nas organizações busca demonstrar transparência e objetiva ao alcance de excelência nos processos de gestão, por meio da avaliação de procedimentos de controle interno e verificação das informações disponibilizadas. Nesse contexto, considerando a necessidade das organizações em alocar adequadamente o custo indireto incorrido na prestação dos serviços, a auditoria de custos possibilita a análise e a verificação dos métodos de rateio e procedimentos de controle interno realizados em tal alocação. Assim, a auditoria de custos pode contribui significativamente para a obtenção de eficiência e de eficácia nos processos operacionais e administrativos da organização. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma análise dos procedimentos de controle interno relacionados a distribuição do custo indireto entre os departamentos do hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (SCMBH). Por meio das análises efetuadas, observaram-se diversas falhas relacionadas principalmente a conferências das informações, bem como na definição e utilização dos critérios de rateios definidos para alocação dos custos indiretos. Com a avaliação das falhas apontadas no presente trabalho e a posterior implementação das melhorias nos procedimentos de controle interno, a SCMBH pode obter maior segurança.Downloads
Como Citar
Braga, A. S., de Souza, A. A., & Guerra, M. Auditoria de Custos na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/685
Edição
Seção
Gestão de Custos nas Empresas do Terceiro Setor