Análise dos indicadores de gestão das IFES em relação ao ENADE

Autores

  • Glauber de Castro Barbosa UNB
  • Fátima de Souza Freire UnB
  • Vicente Lima Crisóstomo UFC

Palavras-chave:

ENADE

Resumo

As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) são avaliadas por meio de indicadores de gestão propostos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Por sua vez, os alunos de graduação são avaliados através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Este trabalho tem como objetivo verificar se o desempenho discente é influenciado por aspectos de gestão das IFES. Para tanto, estimam-se modelos econométricos para uma amostra de 52 IFES no período de 2006 a 2008. Em tais modelos tenta-se verificar se os indicadores de gestão das IFES têm capacidade de interferir no desempenho discente. A análise foi realizada por meio de 24 modelos de regressão, sendo que 12 tiveram como variável dependente o Conceito ENADE e 12 o Conceito IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), os indicadores propostos pelo TCU figuraram como variáveis independentes. Os resultados estão na direção de que, de fato, alguns indicadores de gestão parecem ter algum poder explicativo sobre o desempenho discente medido pelo ENADE. Este é o caso do custo por aluno que apresentou um efeito positivo sobre o desempenho discente.

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Como Citar

Barbosa, G. de C., Freire, F. de S., & Crisóstomo, V. L. Análise dos indicadores de gestão das IFES em relação ao ENADE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/690

Edição

Seção

Gestão de Custos no Setor Governamental