Divulgação de informações voluntárias sobre o meio ambiente: uma análise dos fatores diferenciadores
Palavras-chave:
Fatores diferenciadores do nível de divulgaçãoResumo
Este estudo analisa os fatores diferenciadores do nível de divulgação de informações voluntárias sobre o meio ambiente por companhias brasileiras de capital aberto. Com base na teoria da divulgação foram formuladas sete variáveis: tamanho, rentabilidade, endividamento, governança corporativa, sustentabilidade, controle acionário e internacionalização, as quais visam estabelecer a relação com o nível de divulgação ambiental. Por meio da técnica de análise de conteúdo das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs) do exercício findo em 2008, examinaram-se as informações de caráter ambiental divulgadas por 69 empresas com ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), pertencentes a setores de alto impacto ambiental, assim classificadas de acordo com o Anexo VIII da Lei n°. 10.165/2000. Em seguida, identificaram-se os fatores diferenciadores que explicam a divulgação de informações ambientais por meio da técnica estatística de regressão múltipla. Os resultados revelam que as informações evidenciadas nas DFPs figuram, em sua maioria, no relatório da administração, pertencem majoritariamente à tipificação declarativa, com destaque para as notícias boas. A análise de regressão aponta que as variáveis tamanho e sustentabilidade exercem influência direta e significativa no nível de divulgação de informações de cunho ambiental.Downloads
Como Citar
Coelho, F. Q., Ott, E., Pires, C. B., & Alves, T. W. Divulgação de informações voluntárias sobre o meio ambiente: uma análise dos fatores diferenciadores. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/745
Edição
Seção
Gestão de Custos Ambientais e Responsabilidade Social