Nível de Comunicação e Fatores Determinantes no disclosure em Responsabilidade Social Corporativa (RSC): Um estudo qualitativo e quantitativo com empresas listadas na Bovespa

Autores

  • Sergio Henrique da Conceicao UNEB
  • Gilson Barbosa Dourado UNEB
  • Ana Gabriela Moura Baqueiro UNEB
  • Simone Freire da Silva UNEB
  • Pauline Chagas Brito UNEB

Palavras-chave:

Bovespa

Resumo

O presente trabalho constitui-se enquanto uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que a partir do levantamento de literatura acerca do processo de disclosure em responsabilidade social corporativa (RSC) em companhias brasileiras, realizou levantamento dos relatórios disponibilizados pelas companhias listadas no BOVESPA (Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) para um conjunto de 123 empresas. Fundamentado pelo referencial da Teoria da Divulgação Voluntária e da Teoria da Legitimidade aliado a técnica estatística da análise fatorial, buscou identificar o nível de comunicação das informações relacionados ao desempenho em RSC e prováveis fatores determinantes ao disclosure em responsabilidade social corporativa (RSC) a partir de variáveis independentes do desempenho econômicofinanceiro e social (distribuição de riqueza) dessas companhias. Os resultados obtidos no estudo sugerem que a política de disclosure em RSC para as empresas que formaram a amostra demonstraram-se bastante incipiente e altamente vinculada a aspectos de externalidade positiva (marketing social), sendo possível estabelecer uma determinação significante entre o desempenho econômico-financeiro e social com o disclosure em RSC, para as empresas que atuam em atividade regulamentada.

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Como Citar

da Conceicao, S. H., Dourado, G. B., Baqueiro, A. G. M., da Silva, S. F., & Brito, P. C. Nível de Comunicação e Fatores Determinantes no disclosure em Responsabilidade Social Corporativa (RSC): Um estudo qualitativo e quantitativo com empresas listadas na Bovespa. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/752

Edição

Seção

Gestão de Custos Ambientais e Responsabilidade Social