Análise do desempenho acadêmico dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES pela forma de ingresso: cotistas e não-cotistas

Autores

  • Maria Aparecida Soares Lopes UNIMONTES
  • Carlos Renato Theóphilo Unimontes
  • Wagner de Paulo Santiago UFMG - UNIMONTES
  • Sandra Melo dos Reis Unimontes
  • Ellen Christine Moraes Dias Unimontes

Palavras-chave:

Política de cotas

Resumo

Este estudo analisou a trajetória acadêmica dos alunos ingressantes no período de 2003/2006 no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Descreveu o perfil dos alunos, segregados pela forma de ingresso, analisando o desempenho acadêmico. A pesquisa desenvolvida foi de natureza descritiva, utilizando as técnicas de coleta de dados documental e bibliográfica. O estudo se justificou pela necessidade de buscar esclarecimentos acerca do perfil dos ingressantes e a trajetória acadêmica, contribuindo com dados empíricos e estatísticos para a discussão de questões contemporâneas, como a política de reserva de vagas. Dos 272 alunos ingressantes, apenas 58,5% concluíram o curso no tempo ideal. O gênero feminino apresentou o maior percentual de conclusão, menor percentual de permanência prolongada e de evasão. Os alunos egressos de escolas privadas apresentam o maior percentual de conclusão e também de evasão. Dentre as categorias de ingresso, a dos egressos de escola pública, carente; é a que mais gradua no tempo ideal, seguida pelo sistema universal e o PAES. As formas de ingresso com maior número de evasão foram as categorias de afro-descendente, carente e portador de deficiência/indígena. Dentre os subgrupos do sistema de cotas, a que apresentou melhor trajetória acadêmica foi a dos egressos de escola pública, carente; com maior índice de conclusão, enquanto a categoria afro-descendente, carente apresentou o menor índice de conclusão e maiores índices de permanência prolongada e de evasão. Por fim, verificou-se que as avaliações institucionais são essenciais para a busca contínua de melhorias e aperfeiçoamento.

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Como Citar

Lopes, M. A. S., Theóphilo, C. R., Santiago, W. de P., dos Reis, S. M., & Dias, E. C. M. Análise do desempenho acadêmico dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES pela forma de ingresso: cotistas e não-cotistas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/759

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual