Custos, desempenho e estrutura educacional do ensino fundamental: uma analise no município de Rolândia/PR
Palavras-chave:
Ensino FundamentalResumo
Medidas mais eficientes por parte dos gestores públicos são fundamentais para que os recursos destinados à educação sejam distribuídos de maneira igualitária e justa a toda sociedade. Nessa perspectiva, entende-se a necessidade de mensurar adequadamente o custo referente ao sistema educacional relacionando-o com o desempenho escolar dos alunos para que se possa comprovar que os gastos públicos são utilizados exclusivamente em prol do desenvolvimento educacional. Partindo deste pressuposto, este artigo tem como objetivo analisar as relações entre custos, desempenho e estrutura das diferentes unidades escolares de ensino fundamental da cidade de Rolândia/PR. O estudo realizado foi de caráter quantitativo e descritivo, e analisou a distribuição dos recursos investidos na educação do Ensino Fundamental em um município de pequeno porte no interior do Paraná. Para a analise dos dados utilizou-se de estatística descritiva bem como foi realizado teste não paramétrico de correlação. Verificou-se que as escolas que obtiveram maior custo/aluno não necessariamente apresentaram melhor desempenho nos indicadores de qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ademais, nota-se que há assimetria na relação custo/aluno existente entre as escolas pesquisadas, sendo necessário realizar novos estudos de caráter qualitativo para verificar possíveis causas dessas diferenças encontradas.Downloads
Como Citar
Catelan, D. W., Martins, R. S., de Gouvea, D. M. R., de Negreiros, L. F., Carvalho, S. C., & Vieira, S. F. A. Custos, desempenho e estrutura educacional do ensino fundamental: uma analise no município de Rolândia/PR. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/80
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor público