O clima organizacional e o balanced scorecard: uma evidência empírica no setor hoteleiro.

Autores

  • Roseane Patrícia Araújo Silva Freire UEPB
  • Kallyse Priscila Soares de Oliveira UEPB
  • Renata Cruz Ferraz UEPB

Palavras-chave:

Setor Hoteleiro

Resumo

O aspecto relevante desta pesquisa é o clima organizacional para gestão estratégica empresarial, tendo como fundamento a revisão da literatura a respeito do Balanced Scorecard, o que permite a utilização de um instrumento de medida de clima organizacional com dimensões previamente estabelecidas em conformidade com os fundamentos literários deste modelo de gestão estratégica. As dimensões que se evidenciam neste contexto são: estilo de gerência, reconhecimento, autonomia, entusiasmo e apoio, recompensa e inovação. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi diagnosticar quais destas dimensões (fatores) de clima organizacional, referendadas na literatura do Balanced Scorecard, necessitam uma maior atenção por parte dos gestores dos hotéis de pequeno e médio porte da cidade de Campina Grande-PB para obtenção de êxito na gestão empresarial. Esta pesquisa se situa no âmbito da gestão do conhecimento, sendo caracterizada metodologicamente como um estudo transversal do clima organizacional dos hotéis de pequeno e médio porte da cidade de Campina Grande-PB. Utilizou-se de questionário para coleta de dados e através do programa estatístico SPSS 15 (Statistical Package for the Social Sciences) fez-se a análise descritiva dos mesmos. Os resultados apontam que recompensa e inovação são as dimensões que menos contribuem para o êxito na estratégia empresarial destas organizações, o que sugere uma maior atenção por parte dos gestores para estas dimensões, pois, de acordo com a literatura do Balanced Scorecard, se não existe recompensa vinculada ao desempenho individual, o alinhamento organizacional se demonstra comprometido, e em consequência a inovação.

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Como Citar

Freire, R. P. A. S., de Oliveira, K. P. S., & Ferraz, R. C. O clima organizacional e o balanced scorecard: uma evidência empírica no setor hoteleiro. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/810

Edição

Seção

Controladoria