Uma avaliação das críticas ao Balanced Scorecard a partir da percepção dos membros de um hospital brasileiro
Palavras-chave:
HospitalResumo
Este artigo avalia as críticas e problemas associados ao Balanced Scorecard (BSC) a partir da comparação entre as percepções dos membros de um hospital brasileiro. A resenha teórica relaciona problemas dos hospitais, caracterizados como burocracias profissionais, e as demais críticas da literatura ao BSC. Ela levou a um questionário adaptado aos hospitais e aplicado a 31 funcionários. O trabalho conclui que o BSC superou as disfuncionalidades e problemas típicos da organização hospitalar, contribuindo para uma maior participação dos profissionais no gerenciamento estratégico, permitindo reduzir o principal problema dos hospitais, a falta de integração entre os profissionais e os demais funcionários, sem afetar a sua principal força: o poder concentrado no núcleo operacional. Todos os respondentes concordaram que o BSC se aplica ao contexto hospitalar, e diversas críticas foram rejeitadas. Entretanto, duas foram confirmadas: negligência ao aspecto cultural e maior peso na perspectiva financeira. Também houve diferenças de percepção, em algumas assertivas, entre os médicos e os demais membros. Os médicos, caracterizados como profissionais, concordaram com a simplificação da realidade hospitalar pelas relações de causa e efeito do BSC, além de denunciarem o holismo seletivo que a ferramenta proporciona.Downloads
Como Citar
Correa, M. G., Prochnik, V., & Ferreira, A. C. S. Uma avaliação das críticas ao Balanced Scorecard a partir da percepção dos membros de um hospital brasileiro. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/833
Edição
Seção
Controladoria