Análise das pesquisas na área de educação contábil: o caso do Congresso Brasileiro de Custos e do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade

Autores

  • Ednilto Pereira Tavares Júnior UNB
  • Glauber de Castro Barbosa UNB
  • Fabrício de Oliveira Barros UnB

Palavras-chave:

Educação contábil

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os artigos apresentados no Congresso Brasileiro de Custos (CBC) e no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade (CUCC), com a finalidade de verificar quais foram as tendências e abordagens desenvolvidas na academia brasileira para o aprimoramento da educação contábil, no período de 1994 a 2009. Do total de 3.168 artigos, foram selecionados 109 apresentados no CBC e 53 no CUCC relacionados à área temática educação e pesquisa. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo visando classificar os trabalhos nas seguintes subáreas: práticas de ensino, formação do docente e discente, qualidade do ensino, perfil e formação profissional, pesquisa sobre educação e pesquisas para aplicação prática. Observou-se que a maior parte das pesquisas do CBC estavam listadas na subárea de práticas de ensino, 32%, e do CUCC a maior parte estava concentrada na subárea de pesquisas, 43,39%. Concluiu-se que os trabalhos voltados à área de educação contábil não possuem representatividade quando comparado a outras áreas temáticas, contudo essa visão tem sido alterada a cada ano com o aumento no número de pesquisas e publicações na área estudada.

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Como Citar

Júnior, E. P. T., Barbosa, G. de C., & Barros, F. de O. Análise das pesquisas na área de educação contábil: o caso do Congresso Brasileiro de Custos e do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/839

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo