Formação gerencial e estratégica de gestores de micro e pequenas empresas
Palavras-chave:
Solução de problemasResumo
Este estudo analisou a influência da utilização de metodologia de caso de ensino na formação gerencial e estratégica de gestores de micro e pequenas empresas. O Método do Caso, conforme Roberts (2004) foi usado pela primeira vez em 1908, em cursos de Direito Comercial na Harvard Business School, EUA. Nesta metodologia de ensino os participantes são solicitados a desenvolver regras gerais com base no processo de solução de problemas específico, sendo relatos de situações da vida organizacional com propósitos educacionais específicos. São pouco usados no Brasil, muito embora sua utilização esteja sendo difundida como prática de ensino, tendo como causa a proliferação de mestrados profissionais e MBAs (ROESCH, 2007). O caso especificamente desenvolvido para o ensino de práticas relacionadas à Decisão do Preço de Venda, foi aplicado no período de julho a dezembro de 2009, para 75 participantes de três turmas de curso de extensão para formação gerencial de graduandos e executivos. O caso, desenvolvido em três etapas, explorou conceitos relativos às funções de compra e venda, controle de estoque, precificação e fluxo de caixa, por meio de técnicas de negociação e elaboração de controles financeiros e contábeis, para apuração de resultados. Verificou-se, que participantes que demonstraram dificuldades na apreensão dos conceitos teóricos, dominaram as técnicas para as práticas propostas durante o jogo, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes gerenciais, necessárias à gestão empresarial, resultando em aprimoramento do pensamento estratégico e desenvolvimento de visão organizacional de toda estrutura empresarial, com a adequada interpretação de cenários em um contexto situacional.Downloads
Como Citar
Silva, M. A., & do Prado, R. A. D. P. Formação gerencial e estratégica de gestores de micro e pequenas empresas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/846
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo