Um estudo sobre métodos de ensino: o caso do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Processo ensino-apredizagemResumo
A formação de profissionais altamente qualificados tem sido uma exigência contínua na rotina das organizações que possuem como meta prosperar no mercado onde atuam. Neste contexto, é de extrema importância que o processo de formação dos profissionais esteja focado na preparação dos mesmos de forma que eles sejam capazes de sobrepor as mais variadas situações no qual venham a se deparar, assim, o processo ensino-apredizagem não pode ter apenas como foco a transmissão de conceitos, deverá também mostrar a aplicação prática de tais conceitos, ou seja, como serão utlizados na vida profissional (real). Neste sentido, esse artigo realiza uma análise dos métodos de ensino empregados no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado Do Rio de Janeiro (UERJ), bem como, a percepeção dos alunos com relação a cada método empregado, além de investigar como se deu o ingresso dos docentes dessa instituição na vida acadêmica. Da análise dos dados coletados percebeu-se que a metodologia predominante, tanto na percepção dos alunos quanto na dos professores, é a passiva através de aulas expositivas, mas os alunos acreditam que aulas ativas, que tragam exemplo da vida real e do cotidiano da profissão para ser debatido dentro de sala de aula, aproximando assim a teoria da prática, são as que mais estimulam a sua atenção. Constatou-se que a maioria dos professores iniciaram na carreira acadêmica por acaso, através do convite de algum professor ou amigo, sem ter nenhum preparo pedagógico prévio e que realizam outra atividade profissional além do magistério.Downloads
Como Citar
Rocha, B., de Paula, H. A., & Gomes, J. S. Um estudo sobre métodos de ensino: o caso do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/853
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo