YouTube no ensino da contabilidade de custos: investigação empírica sobre a opinião dos aprendizes do curso de Ciências Contábeis da UCB quanto à utilização de vídeos no processo de ensino aprendizagem
Palavras-chave:
Vídeos no Ensino de CustosResumo
Novas tecnologias educacionais estão disponíveis aos interessados pelo estudo da área contábil. Entre elas, os vídeos disponíveis em sites da internet. Atualmente o site mais usado para compartilhar vídeos é o YouTube, sem discriminação de qualidade, assunto ou qualquer outra característica. Desta forma, considerando o uso potencial do YouTube para o ensino da área contábil, este estudo teve como objetivo investigar a utilização do uso de vídeos postados no YouTube da área contábil para o ensino da contabilidade de custos, e se estes vídeos podem ser considerados como ferramenta educacional. Para tanto, identificou-se os vídeos da área de contabilidade de custos divulgados no site YouTube, professores especialistas da área de custos efetuaram a seleção de 2 (dois) vídeos para apresentação a 40 discentes matriculados nas disciplinas Contabilidade de Custos e Análise de Custos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília – UCB e, por último, aprendizes responderam questionário de pesquisa em dinâmica realizada em sala de aula. A amostra correspondeu a 80% dos discentes matriculados. Na opinião dos aprendizes, os principais resultados demonstraram que o YouTube pode ser considerado como uma nova ferramenta de ensino, sendo capaz de contribuir para o aprendizado de uma pessoa que não possui conhecimento algum sobre o assunto apresentado.Downloads
Como Citar
Júnior, I. J. das N., Simões, K. C. A., & Almeida, K. C. de C. YouTube no ensino da contabilidade de custos: investigação empírica sobre a opinião dos aprendizes do curso de Ciências Contábeis da UCB quanto à utilização de vídeos no processo de ensino aprendizagem. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/857
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo