Análise de custo de competidores em tomadas de preço: estudo de caso em uma empresa multinacional

Autores

  • Carlos Eduardo Bertucci Mackenzie
  • Marco Antonio Figueiredo Milani Filho Mackenzie

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva

Resumo

Embora na Gestão Estratégica de Custos (GEC) enfatize-se a necessidade de uma organização estar apta a entender as interações empresarias com os elos de sua cadeia de valor, a elaboração de sistemas específicos para a compreensão da estrutura de custos de competidores é bastante complexa. Conforme a literatura, as principais razões apontadas para tal complexidade são a ausência de informações relevantes, a falta de confiança nas próprias estruturas de custo e problemas culturais em elaborar estimativas. Entretanto, alguns autores indicam uma forma alternativa de conduzir o processo, partindo da estrutura de custos da própria empresa e identificando diferenças decorrentes dos diversos direcionadores de custo. O foco desta abordagem não é a obtenção de dados absolutos com alta precisão baseado em informações contábeis, mas de dados relativos, que permitam entender a posição relativa do competidor. Neste trabalho, descreveu-se o modelo de análise de concorrentes adotado para tomadas de preços por uma empresa que opera em ambientes de produção por encomenda, realizando-se um estudo de caso único. Descreve-se, inicialmente, o cálculo do preço que satisfaz os critérios de investimentos empresariais e, a partir da estrutura de custos gerada, utilizam-se as informações disponibilizadas pelo sistema de inteligência competitiva (IC) para se analisar os principais direcionadores de custo dos competidores, gerando a estimativa de qual o preço que deveria ser cotado. O artigo demonstra que tal abordagem é factível e permite aos gestores entender suas vantagens competitivas da empresa sobre seu competidor e a direcionar suas ações sobre os elementos de custo apropriados.

Downloads

Como Citar

Bertucci, C. E., & Filho, M. A. F. M. Análise de custo de competidores em tomadas de preço: estudo de caso em uma empresa multinacional. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/860

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos