O custeio alvo em serviços hospitalares públicos: estudo no serviço de transplante hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC/UFC)

Autores

  • Marcos Antonio Barbosa de Lima UFC
  • Maria da Gloria Arrais Peter UFC
  • Marcus Vinicius Veras Machado UFC
  • Ana Maria Fontenelle Catrib Unifor
  • Anelise Florencio de Meneses UFC

Palavras-chave:

Hospital Universitário

Resumo

Os hospitais universitários federais, por serem centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área da saúde, pesquisa e ensino, possuem uma elevada estrutura de custos fixos, carecendo, portanto, de instrumentos que propiciem o gerenciamento desses custos. Dentre as estratégias de gestão de custos, tem-se o custeio alvo como instrumento de gerenciamento estratégico de custos e planejamento de lucros, abrangendo a redução de custos em todo o ciclo de vida do produto ou serviço, exigindo, ainda, a integração de todas as áreas da organização. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é analisar as implicações da utilização do custeio alvo em hospitais universitários federais como ferramenta de gestão estratégica de custos. Para tanto, definiu-se a realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como principal estratégia o estudo de caso, realizado no serviço de transplante hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará, complementada pela pesquisa bibliográfica e documental. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevistas e observação direta dos processos e atividades. Foi, também, realizada análise de conteúdo dos relatórios contábeis da entidade objeto de estudo. A utilização do custeio alvo no hospital objeto do estudo permitiu a identificação do gap de aproximadamente 6%, bem como a possibilidade de redução desse gap em cerca de 70%, utilizado com os conceitos de engenharia de valor, contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço prestado e evidenciando a percepção da qualidade por parte dos usuários destes hospitais.

Downloads

Como Citar

de Lima, M. A. B., Peter, M. da G. A., Machado, M. V. V., Catrib, A. M. F., & de Meneses, A. F. O custeio alvo em serviços hospitalares públicos: estudo no serviço de transplante hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC/UFC). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/875

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos