Controle de desempenho em empresas multiunidades: estudo em uma companhia de telefonia móvel
Palavras-chave:
Telefonia móvelResumo
O presente estudo tem como objetivo principal identificar o tipo de estrutura organizacional de uma empresa do setor de telecomunicações, cujo mercado é regulado, complexo e de significativa extensão territorial no Brasil. No referencial teórico são apresentadas as principais características e desafios da estrutura organizacional e gerencial de empresas multiunidades, bem como alguns mecanismos de controle de desempenho. A empresa escolhida para análise foi a TIM Brasil (e controladas), a qual atua em todo o território brasileiro e com tecnologia de última geração aplicada à telefonia móvel, o que confirma a sua complexidade operacional. Verificou-se que a empresa em questão possui uma organização baseada na semi-independência dos gerentes e diretores de unidades, na crença de que esses são os elos que vão permitir a ligação entre a direção da empresa e seus funcionários e clientes, tornando possível a aplicação das estratégias corporativas. Os seus gerentes e diretores corporativos atuam como gestores do negócio, valendo-se de indicadores globais para medir e controlar o desempenho da empresa como um todo. A divisão de responsabilidades busca a maximização de lucro e o bom posicionamento no mercado.Downloads
Como Citar
Bueno, C. R., Graciliano, E. A., & da Cruz, C. F. Controle de desempenho em empresas multiunidades: estudo em uma companhia de telefonia móvel. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/883
Edição
Seção
Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços