Reflexo da certificação de qualidade na produtividade de indústrias brasileiras: uma análise do período da crise financeira mundial

Autores

  • Leandro Lima Resende UFMG
  • Mariana Guerra UFMG
  • Octávio Valente Campos UFMG
  • Wagner Moura Lamounier CEPCON - UFMG
  • Poueri do Carmo Mário UFMG

Palavras-chave:

Produtividade

Resumo

De forma geral, as organizações têm buscado investir em programas de melhoria contínua, cujos objetivos são, normalmente, (i) obtenção de melhores resultados (i.e., lucro), (ii) redução dos custos e (iii) alcance de vantagens competitivas. Nesse contexto, o presente estudo busca contribuir para a proposição de um modelo que auxilie, conforme destacado por Schiffauerova e Thomson (2006), no cálculo da efetiva contribuição dos esforços realizados pelas empresas para a obtenção de melhor desempenho organizacional. Especificamente objetivou-se verificar se a produtividade (proxy da redução dos custos) de companhias industriais brasileiras relaciona-se com a certificação ISO 9001 e com a alocação de recursos patrimoniais. Para tanto, coletou-se dados de companhias listadas na BMF&BOVESPA para os anos de 2008 e 2009. Por meio de um modelo de regressão linear, observou-se que a produtividade das companhias analisadas não se relaciona com a certificação ISO 9001. Por outro lado, a produtividade pode evidenciar a forma de gestão dos recursos patrimoniais das empresas em questão. Apesar de a presente pesquisa se basear em dados coletados externamente às companhias analisadas, as possíveis conclusões que podem ser feitas a partir do modelo de regressão proposto podem contribuir para o entendimento da gestão de empresas, no que se refere à busca por melhorias e alcance de vantagens competitivas.

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Como Citar

Resende, L. L., Guerra, M., Campos, O. V., Lamounier, W. M., & Mário, P. do C. Reflexo da certificação de qualidade na produtividade de indústrias brasileiras: uma análise do período da crise financeira mundial. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/897

Edição

Seção

Custos da Qualidade