Terceirizar ou investir: um estudo sobre os custos numa empresa de serviços fotográficos
Palavras-chave:
InternalizaçãoResumo
Com a atual crise global e o mercado competitivo, diversas empresas têm traçado importantes estratégias de organização e que as motivam na procura de medidas para maximizar seus resultados e minimizar os custos. Na busca para tornar a empresa mais forte no mercado, os administradores fazem uso de ferramentas gerenciais que os auxiliem na administração do negócio e dentre elas está a Contabilidade de Custos. Sendo assim, a empresa, objeto do estudo, tem a necessidade de conhecer qual a melhor decisão que deve ser tomada: manter a terceirização dos serviços de impressão de fotos digitais ou internalizar o equipamento e prestar o serviço no próprio estabelecimento. Desta forma este estudo teve como objetivo principal identificar a melhor decisão a ser tomada pela empresa. Primeiramente, foi estudada estrutura da empresa, através de uma pesquisa quantitativa-descritiva com trajetória metodológica de estudo de caso. O levantamento de dados foi através de documentos da empresa e do contato direto com os fornecedores, inicialmente foram descriminados os custos da terceirização do serviço e em seguida os gastos da internalização pela própria empresa. Assim, constatou a partir dos dados que a melhor decisão, atualmente, é manter a terceirização, destaca-se que a decisão final desta pesquisa será definida pela própria organização, entretanto, ressalta-se que caso a empresa decida por internalizar os serviços sua demanda deverá aumentar em 426,30% para compensar o investimento inicial. Por fim verificou-se a importância deste estudo, no tange a valorização da informação contábil e para tomada de decisão adequada do empresário.Downloads
Como Citar
da Rosa, F. L. Terceirizar ou investir: um estudo sobre os custos numa empresa de serviços fotográficos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/935
Edição
Seção
Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas