Quanto custa comprar? Um estudo de caso na UFMG
Palavras-chave:
Custos no setor públicoResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de mensuração de custos que pode servir de apoio para o gerenciamento da administração de recursos públicos. Através da aplicação do custeio ABC em uma unidade da Universidade Federal de Minas Gerais, foi possível levantar e analisar o custo das atividades do setor. Metodologicamente essa pesquisa se classifica como um estudo de caso. O setor em estudo foi escolhido pela possibilidade da observação participante e os dados foram obtidos através de análise documental de relatórios disponibilizados pela direção da unidade, consultas aos portais do governo federal e entrevistas com servidores que realizam as atividades. Os resultados levantados demonstram que um pedido atendido pelo setor de compras por Dispensa de Licitação custa R$372,53, um pedido de compra atendido por licitação na modalidade de Pregão Eletrônico custa R$227,27 e um pedido de compra atendido através Registro de Preço custa R$117,66. A modalidade de compra que tem menor custo é a compra pelo Registro de Preço, também uma modalidade que atende o maior número de pedidos. Conclui-se que cabe ao gestor buscar ferramentas aproveitando a oportunidade da conversão normas contábeis para os padrões internacionais e a exigência da apuração de custos, que vem ao encontro do propósito de utilizar novas ferramentas para aperfeiçoar os serviços públicos a um custo adequado e de melhor qualidade. Assim, as ferramentas gerenciais da contabilidade vão se incorporando e garantindo a melhoria da eficiência na administração do setor público.Downloads
Como Citar
Marques, L. T., Paim, J. V. A., Moreira, M. A., & do Nascimento, S. A. Quanto custa comprar? Um estudo de caso na UFMG. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/94
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor público