Análises multidimensionais e o conceito do custo para servir em empresas de serviços logísticos: uma pesquisa-ação
Palavras-chave:
Serviços logísticosResumo
O objetivo deste estudo é verificar, por meio de uma pesquisa-ação, como podem ser desenvolvidas análises de lucratividade em nível multidimensional em empresas de serviços logísticos de pequeno porte. Este objetivo foi proposto tendo em vista que o problema de pesquisa reside no fato de que a gestão de muitas empresas, em especial as de pequeno porte, desconhece quais são os custos e resultados auferidos em cada objeto de custeio existente. Para desenvolver a pesquisa buscou-se uma empresa de pequeno porte, prestadora de serviços logísticos na cidade de São Paulo, que enfrentava problemas de controle por falta de foco na gestão de custos; em que os sócios controladores do negócio concordassem em envolver-se ativamente na pesquisa, de modo cooperativo e participativo, tal como preconiza a pesquisa-ação, metodologia empregada neste estudo, em conjunto com a pesquisa bibliográfica. Constatou-se que as análises de lucratividade em nível multidimensional desenvolvidas na empresa, contemplaram os resultados apurados nas operações incorridas nas filiais, rotas, pontos de distribuição e clientes. Além disso, a partir dessas análises os gestores puderam identificar quais filiais, rotas e clientes eram os mais rentáveis. Essa análise é inovadora e estratégica à gestão desse tipo de negócio. A principal contribuição desta pesquisa está em servir de subsídio a outras organizações que necessitem analisar custos e resultados numa perspectiva multidimensional.Downloads
Como Citar
de Faria, A. C., Borinelli, M. L., & MANTOVANI, N. Análises multidimensionais e o conceito do custo para servir em empresas de serviços logísticos: uma pesquisa-ação. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/998
Edição
Seção
Gestão de Custos Logísticos e nas Cadeias Produtivas